Com o Italian Screens, Garibaldi se torna a Capital do Cinema Ítalo-Brasileiro em julho
O ‘Italian Screens em Garibaldi’ é uma iniciativa idealizada pela Prefeitura de Garibaldi, em parceria com o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre representado pelo Consul Valerio Caruso
01/07/2026 às 18:13
Escrito por: Benito Rosa Site Conceito/Imprensa Prefeitura Municipal
Nos dias 11 e 12 de julho, a cidade sediará o Italian Screens
Nos dias 11 e 12 de julho, a cidade sediará o Italian Screens, um projeto internacional fruto da colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI) e a Direção Geral de Cinema e Audiovisual do Ministério da Cultura da Itália (MiC), contando com o apoio organizacional da Cinecittà. Localizada em Roma, a Cinecittà é o maior complexo de estúdios cinematográficos da Europa, mundialmente conhecida como a "Hollywood Italiana".
O ‘Italian Screens em Garibaldi’ é uma iniciativa idealizada pela Prefeitura de Garibaldi, em parceria com o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre representado pelo Consul Valerio Caruso. Organizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o evento representa uma iniciativa sem precedentes para o setor audiovisual brasileiro, reunindo produtores, diretores, distribuidores, estudantes e profissionais da indústria criativa em uma programação voltada ao fortalecimento das relações entre Brasil e Itália. Além de promover o cinema italiano contemporâneo, o Italian Screens busca gerar oportunidades concretas de negócios, coproduções e novos investimentos para a região.
A programação, que terá como cenário a prestigiosa Vinícola Peterlongo, tem como ponto central a Masterclass do Dr. Roberto Stabile (responsável pela Internacionalização da Cinecittà e idealizador do formato Italian Screens). Sua presença em Garibaldi reforça o caráter estratégico do projeto para a criação de novas parcerias entre os dois países. O público contará também com a representação das Film Commissions brasileiras, órgãos responsáveis por promover seus territórios como destinos para produções audiovisuais.
No dia 11 de julho, estão previstas apresentações sobre o mercado audiovisual italiano, painéis sobre oportunidades de coprodução internacional, incentivos a filmagens, rodadas de negócios (B2B) entre produtores brasileiros e italianos, sessões de networking e um Talk Show sobre Novas Mídias dedicado aos estudantes.
Um momento crucial da tarde será a exibição do filme (com legendas em português) ‘Le città di pianura’ (As Cidades da Planície), de Francesco Sossai. Após o sucesso no Festival de Cannes, a obra recebeu 16 indicações ao David di Donatello %u2014 o Oscar italiano %u2014 vencendo em 8 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. A exibição será precedida por uma entrevista exclusiva, via videoconferência, com Adriano Candiago, corroteirista do filme.
A expectativa é que esses encontros aproximem empresas, produtoras, distribuidores e instituições de ambos os países, pavimentando o caminho para futuras colaborações e produzioni internacionais, com potencial para estimular a economia local através da atração de investimentos, geração de empregos, fortalecimento da economia criativa e promoção turística do território.
No dia 12 de julho, o evento será marcado por um momento de grande significado para a comunidade italo-gaúcha: a pré-estreia do documentário "Memória da Terra - Italianos do Rio Grande do Sul", produzido pelo Consulado Geral da Itália em Porto Alegre e dirigido pelas cineastas italianas Simona de Simone e Sofia Quercetti. A obra foi realizada como parte das celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e reúne histórias, depoimentos e imagens que retratam a memória, a identidade e o legado deixado pelos imigrantes italianos e seus descendentes no Estado.
A exibição será gratuita e aberta ao público (mediante retirada de ingressos), representando uma oportunidade única para a comunidade prestigiar uma produção que preserva e valoriza o patrimônio histórico e cultural compartilhado entre Brasil e Itália. Ainda no domingo (12), a exibição gratuita do filme ‘Le Città di Pianura’ também será aberta à comunidade.
Mais do que um festival de cinema, o Italian Screens em Garibaldi posiciona a cidade no circuito audiovisual internacional, aproximando o município de um dos setores criativos que mais cresce no mundo e consolidando a Serra Gaúcha como um espaço de diálogo entre cultura, inovação e desenvolvimento econômico.
O
Noticias Recentes
-
Prefeitura de Palmares do Sul recebe vereadores de Garibaldi para troca de experiências sobre turismo e produtos regionais
-
Garibaldi - Câmara concede Título de Cidadão Garibaldense a Celestino Migot e Luiz Carlos Sella
-
Prefeitura de Garibaldi - UBS São Francisco terá horário estendido nesta quarta (19)
-
Garibaldi - Secretaria de Agricultura amplia atendimento aos produtores com segunda serra móvel
-
Acidente de trânsito com danos materiais foi registrado na tarde desta quinta-feira, na Avenida Ivo Tramontina, em Carlos Barbosa
Mais lidas
-
1º
Garibaldi se torna a capital do Rotary com a posse do novo Governador do Distrito 4700
-
2º
Ministro Alexandre de Moraes determina prisão de Garibaldense
-
3º
GASPERIN PILATTI ABRE ESPAÇOS VERTICAIS PARA VOCÊ COMPRAR E ALUGAR
-
4º
Garibaldi - Apeme alerta empresas sobre Domicílio Judicial Eletrônico
-
5º
Garibaldi - Apeme - 17ª edição da "Segunda do Empreendedor" abordará relacionamentos interpessoais e liderança
Eventos
-
Garibaldi divulga programação da Semana da Pátria 2026
-
Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária - Garibaldi amplia oportunidades de qualificação na área de viticultura e enologia com intercâmbio na Itália
-
Garibaldi sedia 1ª edição do Apeme Colab Summit com foco em inovação, tecnologia e negócios
-
Gabinete do Prefeito - Prefeitura de Garibaldi se reúne com a Corsan para tratar de ocorrências no abastecimento de água