Garibaldi - Visita Ilustre - Tataraneto de Giuseppe Garibaldi será homenageado com a Ordem do Mérito do Município
Cerimônia será nesta sexta-feira, dia 31 de outubro, 16:30 hs no Poder Legislativo
29/10/2025 às 08:39
Escrito por: Benito Rosa Site Conceito / Roberto Nichetti - Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Veread
Cerimônia integra as comemorações dos 125 anos de emancipação política do município
Em comemoração ao aniversário de 125 anos de emancipação política de Garibaldi, o Poder Legislativo e o Poder Executivo Municipal realizarão, nesta sexta-feira, dia 31 de outubro, uma cerimônia especial para a entrega da Ordem do Mérito do Município - Giuseppe Garibaldi ao descendente direto do herói que dá nome à cidade, Francesco Garibaldi-Hibbert.
A solenidade acontece na Câmara de Vereadores de Garibaldi (Travessa 31 de Outubro, 59 - Centro), com início às 16h30, e reunirá autoridades, convidados e representantes de instituições locais. A honraria reconhece personalidades que contribuíram de maneira significativa para o fortalecimento de laços históricos e culturais, e simboliza a gratidão do povo garibaldense à memória de Giuseppe e Anita Garibaldi %u2014 figuras fundamentais na luta pela liberdade e pela unificação de povos. O ato será um dos momentos centrais das celebrações dos 125 anos de Garibaldi, reforçando a conexão entre o passado, o presente e o futuro do município.
O legado que atravessa gerações
Descendente da quinta geração da família Garibaldi, Francesco Garibaldi-Hibbert é filho de diplomata e nasceu em Londres, em 5 de maio de 1956. Formado em Engenharia pelo Imperial College de Londres, com mestrado pela École Nationale des Ponts et Chaussées, de Paris, e especialização pela Universidade Bocconi, de Milão, construiu uma carreira sólida como consultor empresarial em grandes companhias internacionais.
Ao longo da vida, porém, Francesco dedicou-se também a preservar o legado histórico e moral de seus antepassados. Atuou ao lado de sua mãe, Anita Garibaldi (neta de Ricciotti e bisneta do casal Giuseppe e Anita Garibaldi), na defesa da memória familiar e na promoção dos ideais de liberdade, justiça e fraternidade entre os povos. Foi vice-presidente da Fondazione Giuseppe Garibaldi e, desde 2020, preside a Associazione Nazionale Giuseppe Garibaldi, entidade que mantém viva a história da família que marcou a Itália e a América do Sul.
Uma homenagem que celebra história e identidade
Para Garibaldi, a presença de Francesco tem um valor simbólico inestimável. Receber o tataraneto do herói que inspirou o nome da cidade justamente no ano em que o município celebra 125 anos de emancipação reforça a identidade histórica que une o povo garibaldense às origens de sua fundação.
A entrega da Ordem do Mérito do Município - Giuseppe Garibaldi representa, portanto, não apenas um reconhecimento pessoal, mas também um tributo coletivo à coragem, ao espírito republicano e ao ideal de liberdade que moldaram a trajetória de uma comunidade e de um povo que, ao longo de 125 anos, continuam honrando o nome que carregam.
Noticias Recentes
-
Ginásio Municipal de Garibaldi é aprovado em vistoria da Conmebol e pode receber equipes da Copa Libertadores
-
Brigada Militar prende homem por Homicídio Doloso em Bento Gonçalves
-
Deputado Estadual Pepe Vargas (PT) destina emenda parlamentar ao Hospital São Pedro de Garibaldi
-
Prefeitura de Garibaldi envia para o Hospital Beneficente São Pedro (HBSP), valor de R$ 1.169.586,00.
-
Premiadíssima - Cooperativa Vinícola Garibaldi conquista quatro premiações no inédito Concurso do Suco de Uva Brasileiro .
Mais lidas
-
1º
Trânsito - Pai e filho morrem em acidente na ERS 446 em São Vendelino, em Carlos Barbosa
-
2º
Empreendedores interessados em exportar e expandir negócios são convidados para treinamento na CIC de Garibaldi
-
3º
Trânsito - Jovem vinculado com Coronel Pilar morre em acidente no Uruguai
-
4º
Idoso que morreu em acidente será sepultado em São José de Costa Real, interior de Garibaldi
-
5º
Garibaldi - Agentes de turismo se encantam com o Mini Vintage em Garibaldi
Eventos
-
Hospital Beneficente São Pedro realiza a 2ª edição da Caminhada para a Saúde
-
A guerreira barbosense Mayara Canal Correa agora vai descansar
-
Evento - Garibaldi - Está chegando mais uma edição do Festival Colonial no Parque da Fenachamp, dias 23 e 24 de maio de 2026
-
Trânsito - Identificada mulher que morreu em acidente na BR-470 entre Carlos Barbosa e Garibaldi