Vinícolas se unem e criam a Associação de Produtores de Espumantes de Garibaldi
A ideia de criar a APEG começou a germinar ainda em dezembro de 2023
01/07/2025 às 10:01
Escrito por: Benito Rosa Site Conceito
Entidade nasce para fortalecer a identidade do espumante local, buscar Indicação Geográfica e projetar a Capital Brasileira do Espumante

Entidade nasce para fortalecer a identidade do espumante local, buscar Indicação Geográfica e projetar a Capital Brasileira do Espumante
Berço do espumante brasileiro e reconhecida nacionalmente como a Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi, na Serra Gaúcha, dá um passo histórico para consolidar ainda mais sua identidade vitivinícola. Foi fundada neste domingo, 29 de junho, a Associação de Produtores de Espumantes de Garibaldi (APEG), durante assembleia realizada na Vinícola Peterlongo %u2014 local emblemático onde foi elaborado o primeiro espumante do Brasil, em 1913.
A escolha da data para a criação da entidade reforça o simbolismo desse novo ciclo: é Dia de São Pedro, padroeiro de Garibaldi. E, assim como o santo das águas, os espumantes representam uma força que conecta história, trabalho e fé %u2014 elementos que moldaram a cidade e impulsionam sua vocação.
A criação da APEG vem respaldada por números que reforçam a excelência da produção local. Das 6.710 premiações conquistadas por rótulos brasileiros em concursos internacionais, 1.162 foram atribuídas a espumantes de Garibaldi. No Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que avalia exclusivamente espumantes nacionais, 386 das 2.359 medalhas já conferidas têm origem em Garibaldi. As mais de 40 vinícolas existentes na cidade hoje, produzem anualmente 12 milhões de garrafas de espumantes. Esses dados evidenciam a força e a consistência da cidade na elaboração de espumantes que se destacam no Brasil e no mundo.
‘A criação da APEG é um passo estratégico e necessário para que possamos caminhar juntos em prol da certificação do espumante de Garibaldi. Somos produtores que compartilham da mesma história, do mesmo território e dos mesmos desafios. A associação surge para nos organizar como setor, promover a excelência do nosso produto e buscar, com legitimidade, o reconhecimento da Indicação Geográfica junto ao INPI’, afirma o presidente Ricardo Morari.
A ideia de criar a APEG começou a germinar ainda em dezembro de 2023, quando os produtores locais realizaram a primeira reunião com o objetivo de avaliar o alinhamento do setor em torno de um projeto coletivo voltado à valorização do espumante de Garibaldi como produto típico, cultural e passível de certificação por Indicação Geográfica (IG). Apesar das dificuldades impostas pelas intensas chuvas que afetaram a região no primeiro semestre de 2024, o grupo retomou com força o movimento após a safra, determinado a transformar o projeto em realidade.
A diretoria da APEG é composta ainda por Guilherme Pedrucci (vice-presidente), Talita Nicolini Verzeletti (1ª secretária), Márcio Dallé (2º secretário), Adalberto Bortolini (1º tesoureiro) e Jones Valduga (2º tesoureiro). A sede da entidade será junto a Apeme Collab, que funciona como um hub de inovação, no centro da cidade. O grupo fundador reúne dez vinícolas: Casa Pedrucci, Chandon, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Courmayeur, Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo, Foppa & Ambrosi, Ponto Nero, Vinícola Carlesso, Vinícola São Luiz e Vinícola Vaccaro.
Sem fins lucrativos, a APEG nasce com o propósito de fomentar ações de pesquisa vitivinícola, qualificar o espumante como produto cultural de Garibaldi, promover o enoturismo, defender os interesses dos produtores e atuar de forma ativa na obtenção e preservação da Indicação Geográfica. A fundação da entidade marca o início de um novo capítulo na história do espumante brasileiro, unindo esforços para fortalecer a imagem de Garibaldi como território singular na elaboração de espumantes reconhecidos nacional e internacionalmente.
Diretoria da APEG Gestão 2025-2027
Presidente: Ricardo Morari
Vice-presidente: Guilherme Pedrucci
1ª Secretária: Talita Nicolini Verzeletti
2º Secretário: Márcio Dallé
1º Tesoureiro: Adalberto Bortolini
2º Tesoureiro: Jones Valduga
Conselho Fiscal: Ricardo Ambrosi, William Sartori Vaccaro e Marcos Carlesso
Vinícolas fundadoras
Casa Chandon
Casa Pedrucci
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Courmayeur Domaine
Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo
Ponto Nero
Vinícola Carlesso
Vinícola Foppa & Ambrosi
Vinícola São Luiz
Vinícola Vaccaro
Um pouco de história
A indústria de espumantes em Garibaldi, conhecida como a ‘Capital Brasileira do Espumante’, tem suas raízes na chegada dos imigrantes italianos no início do século XX, que trouxeram consigo a tradição vitivinícola. O primeiro espumante brasileiro - método tradicional - foi elaborado em Garibaldi em 1913, pela Vinícola Peterlongo, estabelecendo um marco na história da bebida no país.
No final da década de 1940, chega a francesa Georges Aubert, a primeira a elaborar espumantes pelo método Charmat, trazendo na bagagem também os equipamentos que aqui não existiam. Já nas décadas de 1960 e 1970, a cidade recebeu expressivos investimentos de multinacionais do setor. A italiana Martini & Rossi (posteriormente Bacardi%u2011Martini) foi uma delas. Logo depois, em 1973, chegou a francesa Maison Chandon (Moët%u202F&%u202FChandon), ampliando a expertise internacional na cidade. A Maison Forestier, também da França, instalou-se oficialmente em 1977, combinando tradição europeia com inovação local. Além delas, marcas como Cinzano, Heublein e Almadén estiveram envolvidas, trazendo recursos, tecnologia e reconhecimento à produção de espumantes. Hoje, essa herança ecoa na criação da APEG, que assume esse legado para fortalecer a vocação de Garibaldi que conta com mais de 40 vinícolas, a maioria pequenas e familiares, responsáveis por uma produção anual de 12 milhões de garrafas de espumantes.
Como forma de celebrar a qualidade e a tradição dos espumantes de Garibaldi, foi realizado em 1979, o 1º Festival Colonial Italiano, o que, em 1981, se transformou na Fenachamp, hoje conhecida como Festa Nacional do Espumante Brasileiro.
A cidade
Fundada em 1870 com o nome de ‘Colônia Conde D’Eu’, em homenagem ao marido da Princesa Isabel, Garibaldi foi a primeira colônia oficialmente constituída de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. A colônia, que começou a receber imigrantes italianos em 1874, a maioria do Norte da Itália, emancipou-se em 1900, sendo nomeada como Garibaldi.
Noticias Recentes
-
Garibaldi - Secretaria de Inovação e Empreendedorismo, realizou a palestra ‘Como vender mais usando as redes sociais’,
-
Garibaldi - Câmara realiza Sessão Ordinária itinerante na Comunidade de São Miguel nesta segunda-feira
-
Prefeitura de Garibaldi divulga nota sobre falecimento de seu Funcionário Público, Ronaldo João Rui, aos 54 anos
-
OAB Subseção Garibaldi Carlos Barbosa
-
Cultura e arte estarão em evidência em Garibaldi com a realização do festival inédito ‘Mostra Riso na Serra - Palhaças em Movimento’
Mais lidas
-
1º
Mulher é encontrada sem vida em apartamento em Garibaldi
-
2º
Mulher está há um mês instalada na parte externa da Estação Rodoviária de Garibaldi
-
3º
ESTADO RETIRA EMBARGO DA ÁREA DA FENACHAMP ONDE VAI SER CONSTRUÍDO O CENTRO MULTIESPORTIVO
-
4º
Jovens de Garibaldi refazem rota que os pais realizaram em expedição épica pelos Andes
-
5º
Acidente de trânsito na Estrada Geral São Roque Figueira de Mello, em Garibaldi.


Eventos
-
Delegado Clõvis Rodrigues de Souza revelou sobre diversos golpes que crescem em Garibaldi
-
Inscrições para o II Encontro da Comunidade Italiana no RS abrem ao público no dia 19 na CIC de Bento Gonçalves
-
CTG promove segunda edição do ‘Laço de Inverno’ em Garibaldi neste final de semana
-
Fenachamp 2025 em Garibaldi - Comitiva retorna nesta quinta de viagem de divulgação da Fenachamp em Brasília
