Garibaldi - Projeto ‘Pequenos Vigilantes’ leva educação em saúde pública a mais de 230 alunos da rede municipal

As atividades foram realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental

22/05/2025 às 15:06

Escrito por: Benito Rosa Site Conceito / Imprensa Prefeitura

Iniciativa reforça a importância da segurança dos alimentos desde a infância    

Iniciativa reforça a importância da segurança dos alimentos desde a infância

   
Iniciativa reforça a importância da segurança dos alimentos desde a infância    


A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Garibaldi, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizou entre os dias 13 e 21 de maio o projeto ‘Pequenos Vigilantes: Semeando Conhecimento, Colhendo Segurança’, voltado aos alunos do 4º ano do ensino fundamental da rede municipal. A ação educativa foi conduzida pela coordenadora do SIM, a médica veterinária Camile Milan, e promoveu a conscientização sobre temas importantes relacionados à saúde pública, segurança dos alimentos e cuidados com a higiene.

Durante as visitas às escolas, os estudantes aprenderam sobre o papel do médico veterinário na inspeção de produtos de origem animal, analisaram rótulos e identificaram práticas corretas e incorretas de higiene em ambientes de manipulação de alimentos. Um dos momentos mais divertidos %u2014 e eficazes %u2014 foi a dinâmica com tinta, utilizada para ensinar, na prática, a importância da lavagem correta das mãos.

As atividades foram realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Pedro Cattani, Nossa Senhora da Glória, Madre Felicidade, Madre Justina Inês, Visconde de Cairu, Valentim Tramontina e Cívico-militar Atílio Tosin, totalizando 239 alunos participantes.

Para a coordenadora do SIM, Camile Milan, a ação vai além da sala de aula: ‘Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes desde cedo. Ao entenderem o que é um alimento seguro e quais os cuidados que devemos observar, essas crianças se tornam multiplicadoras de boas práticas dentro de casa também’, afirma.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Rogério Aimi, destacou o papel da educação na promoção da saúde pública. ‘Investir em conhecimento é uma das formas mais eficazes de garantir qualidade de vida. Ao integrar a saúde com a educação, aproximamos as crianças de temas importantes que impactam toda a comunidade’, relembra.

 


 








Noticias Recentes

Ver mais

Mais lidas

Ver mais
Anúncio
Anúncio

Eventos

Anúncio

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.