Garibaldi - Rota dos Capitéis tem sinalização turística padronizada e acessível

Segundo a turismóloga do município, Melina Casagrande, a sinalização ao longo dos percursos tem como objetivo orientar caminhantes e ciclistas durante o trajeto.

19/05/2025 às 16:40

Escrito por: Benito Rosa / Imprensa Prefeitura de Garibaldi / Fotos: Samuel Arioli

O percurso conta com placas de cabeçalho brancas e amarelas para sinalização das vias regionais e rotas circulares

A Rota dos Capitéis celebra o legado da imigração italiana no sul do Brasil
A Rota dos Capitéis celebra o legado da imigração italiana no sul do Brasil


A Rota dos Capitéis celebra o legado da imigração italiana no sul do Brasil, resgatando a espiritualidade e a perseverança dos primeiros colonizadores que ajudaram a moldar a identidade da região. Seus trechos estão preparados para receber caminhantes, ciclistas e veículos motorizados. 

Apesar das rotas de cicloturismo e veículos motorizados serem iguais na maior parte, há trechos em que eles se separam. Essas mudanças são apontadas pela sinalização viária.

As vias regionais, que ligam os municípios, são identificadas por placas de cabeçalho branco e códigos como T1 e T2. Já os percursos internos de cada cidade %u2014 as rotas circulares %u2014 usam placas de fundo amarelo, sinalizadas com a letra R seguida de números. 

Segundo a turismóloga do município, Melina Casagrande, a sinalização ao longo dos percursos tem como objetivo orientar caminhantes e ciclistas durante o trajeto. ‘As placas seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e fornecem informações sobre a severidade do ambiente, a navegação do percurso, as condições do terreno e o nível de esforço físico exigido. Todo o trajeto será devidamente sinalizado com placas de orientação para garantir a segurança e a melhor experiência do turista’, destaca.

Além da orientação de percurso, a sinalização inclui alertas de segurança, como atenção a ciclistas e risco de abertura de portas, além de painéis interpretativos que destacam elementos culturais da paisagem, como capelas, grutas e igrejas. Também há pontos indicados para registro fotográfico, valorizando o patrimônio local.

A integração entre mobilidade, cultura e turismo sustentável torna a Rota dos Capitéis um projeto modelo na preservação da história e na promoção do desenvolvimento regional.

História dos capitéis

Para manter viva a sua devoção, esses imigrantes erguiam pequenos oratórios - os Capittelos - construídos em madeira ou em pedras, posicionados ao longo de estradas, caminhos e plantações, para onde as famílias se direcionavam no fim do dia ou aos finais de semana para expressar a sua espiritualidade.

Com o passar do tempo, essas estruturas deram origem a capelas e igrejas, testemunhando a força da fé na construção das comunidades. Hoje, municípios como Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, entre outros, unem-se para dar vida à Rota dos Capitéis - um percurso que reconecta a história e tradição dos caminhos da imigração italiana.

 

=
Outras Notícias
19.05.2025 Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade UrbanaPrefeitura de Garibaldi comunica interdições no trânsito nesta terça-feira
19.05.2025 Secretaria Municipal de Esportes e LazerMamães Super Poderosas vencem o torneio ‘Mamãe Joga Vôlei’
19.05.2025 Secretaria Municipal de Esportes e LazerEquipes disputam jogos de ida das quartas de finais do Campeonato Municipal Veteranos
19.05.2025 Secretaria Municipal de ObrasPrefeitura de Garibaldi implanta sistema inédito de videomonitoramento robotizado das tubulações
19.05.2025 Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar AnimalContainer de resíduos volumosos no bairro Tamandaré
16.05.2025 Secretaria Municipal de SaúdeCampanha ‘Doação está no nosso sangue’ ocorrerá em junho
16.05.2025 Secretaria Municipal de SaúdeVacinação contra a Influenza é liberada para toda a população
Conteúdo Rodapé
ENDEREÇO
Rua Júlio de Castilhos nº 254 - CP 21
Bairro Centro - Garibaldi - RS
CEP 95720-000

FALE CONOSCO
54. 3462.8200
atendimento@ garibaldi.rs.gov.br

ATENDIMENTO
Segunda a Sexta-feira
Manhã: 8h às 11h30min
Tarde: 13h30min às 17h


 

Noticias Recentes

Ver mais

Mais lidas

Ver mais
Anúncio
Anúncio

Eventos

Anúncio

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.