Na Mira da lente - O monumento de Giuseppe Garibaldi na Avenida Independência, em Garibaldi

Comentário

17/02/2024 às 14:20

Escrito por: Benito Rosa

Na Mira da lente - O monumento de Giuseppe Garibaldi na Avenida Independência, em Garibaldi
Na Mira da lente - O monumento de Giuseppe Garibaldi na Avenida Independência, em Garibaldi

 

Na Mira da Lente 

 

 

Introdução ao tema

 

A estátua de Giuseppe Garibaldi, em Garibaldi

Nos últimos dias vivemos intensamente várias considerações sobre a iniciativa da Prefeitura Municipal de Garibaldi, através da Secretaria Municipal de Obras, proporcionar mudanças na entrada da cidade, Av. Independência, com o intuito de melhorar e propiciar melhor circulação de veículos, principalmente os pesados e, ao mesmo tempo, dar maior qualidade no visual naquele entorno. Dentre esses elementos que circundam a bacia de captação de água na cidade, vamos encontrar a Estátua de Giuseppe Garibaldi.

Vamos conhecer esse general, guerrilheiro patriota italiano:

Giuseppe Garibaldi (Nice, 11 de julho de 1807 - Caprera, 2 de junho de 1882) foi um general, guerrilheiro, condotiero e patriota italiano. Ele ficou conhecido como o ‘herói de dois mundos’ devido à sua participação em conflitos tanto na Europa quanto na América do Sul. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele:

Garibaldi nasceu em Nice, que na época fazia parte do departamento francês dos Alpes Marítimos. Seu nome completo era Joseph Marie Garibaldi. Sua família havia se transferido para Nice na década de 1770. Seu pai, Domenico Garibaldi, era proprietário de uma tartana chamada Santa Reparata, e sua mãe, Rosa Raimondi, era originária de Loano, parte da República Liguriana naquela época.

Aos oito anos, Garibaldi teria salvo uma lavadeira do afogamento, o primeiro de muitos salvamentos em sua vida.

Ele não gostava de estudar e preferia os exercícios físicos e a vida no mar.

Garibaldi foi um dos mais notáveis patriotas italianos envolvidos na unificação italiana. Ele fazia parte da organização republicana Jovem Itália, junto com Giuseppe Mazzini e Camilo Benso, Conde de Cavour.

Participou de conflitos na Europa e na América do Sul, lutando por causas como a independência e a unificação.

Sua esposa foi Anita Garibaldi, e juntos tiveram oito filhos, incluindo Menotti e Ricciotti.

 

Exílio e Morte

Garibaldi viveu períodos de exílio no Brasil, Argentina e Itália.

Ele faleceu em Caprera, na Itália, aos 74 anos.

Giuseppe Garibaldi deixou um legado significativo na história, sendo lembrado como um herói e um defensor da liberdade e da unificação italiana.

 

A repercussão diante das mudanças propostas pela Prefeitura

Vale lembrar que consta no plano do governo de Sérgio e Alex, como foi distribuído durante a primeira campanha, que uma das obras seria harmonizar a Avenida Independência. Logo, as primeiras alterações não são novidades. Mas, vamos ao monumento do Giuseppe Garibaldi.

 

Os reclames e análises

 

Na Câmara de Vereadores, a vereadora Luana Meneghetti, MDB, não escondeu sua indignação referente a essas intenções e discordou com a retirada da estátua, como disse estar preocupada com o desfecho dos serviços na rótula .

 

Na Rádio Garibaldi, programa de grande audiência semanal comandando pelo José Carlos Cichelero, várias considerações buscaram apresentar todos os aspectos que a emissora levantou em reportagens com o secretário Alex Carniel até o momento das mudanças, do recuou parcial, apontando ir buscando o ideal para realmente aquele espaço ficar de acordo sob todos os ângulos, divulgados na reportagem.

 

Agora, a expectativa maior diz respeito a Estátua do Giusepppe. Conversei com a secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach, que disse ter sido parceira na busca para qualificar aquela área, principalmente, restaurar a estátua do nosso herói, de forma a propiciar melhor posicionamento. Diante de algumas ponderações contrárias ao projeto inicial, o secretário Alex Carniel, sensível a tudo e a todos,  anunciou alterações. Aguardamos, portanto.

 

Mexendo com a memória

Sobre a estátua do Giuseppe Garibaldi, fiquei tão inquieto e curioso que mergulhei no passado e remexi tanto que lembrei de alguns fatos:

 antes, o herói empunhava uma espada mais longa. De repente, alvo de brincadeiras por parte de algumas pessoas, sempre aparecia algum objeto pendurado nela. Até peças de roupas íntimas lembro ter sido pendurada na ponta da espada, simplesmente para provocar boas risadas. Então, na Prefeitura da época, alguém teve a ideia de acabar com  essas investidas diminuindo o tamanho da espada. Não ficou tão bonito como antes,  mas resolveu o problema.

 

Na foto abaixo, como era antes, com a pintura mais clara e com o cavalo com o rabo bem maior e, abaixo, como está hoje, aguardando definições. Pelo que sei, a estátua atual vai passar por pequenos ajustes e irá voltar no mesmo lugar onde se encontrava. Então, se todos ficarem satisfeitos, Giuseppe vai continuar recepcionando a todos, mesmo com a espada curta e o cavalo, após belo banho tomado e escovado caprichosamente,  continuar sendo mais um símbolo da Imigração Italiana e do nosso saudoso Giuseppe Garibaldi, com muito orgulho.

GIUSEPPE B

Noticias Recentes

Ver mais

Mais lidas

Ver mais
Anúncio

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.