Comentário Político - Na Mira da Lente

Focando a Câmara de Vereadores de Garibaldi

07/12/2023 às 19:16

Escrito por: Benito Rosa

Quem assumirá a presidência do Legislativo em 2024?

Na Mira da Lente - Comentário Político
Na Mira da Lente - Comentário Político

Na Mira da Lente   07.12.2023

                                                                                                Por: Benito Rosa

 

Quem será o (a) presidente(a) da Câmara Municipal de Vereadores de Garibaldi?

 

Atento aos bastidores da Casa Legislativa, permitam-me dividir com vocês caros leitores, a leitura que posso tranquilamente apresentar, baseado em fatos, longe de afirmar que eles se concretizarão, mas é o que no momento se apresenta.

 

Preciso relembrar que, dos nove edis, quatro são vereadores do Partido Progressista, PP, ( Cássio Fachi, Márcia Maria Pedersetti, Deonísio Cereja e Cíntia Chesini;  quatro vereadores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB ( Arnaldo Seganfredo, Luana Meneghetti, Priscila Dalpubel Chagas e Laudi Palharini  e, fechando o quadro,  um do Partido Democrático Trabalhista, PDT ( José Bortolini ).

 

Ora, para ser eleito, um presidente deverá contar com a maioria dos votos, ou seja, no caso da atual composição, cinco votos. Para isso acontecer,   esse voto deverá partir de um dos outros partidos para garantir o cargo.

 

Lembrar que, José Bortolini, PDT, foi o voto que concedeu a presidência ao Partido Progressista, o chamado voto ‘ minerva ‘, assim como ele contou - com seu próprio voto e com o apoio dos Progressistas -, quando respondeu pela presidência e, inclusive, sendo prefeito durante o período que antecedeu à Eleição Suplementar, após Márcia Maria Pedersetti, também ter sido prefeita até o final do seu mandato, respondia pela Casa Legislativa.

 

E agora, como está o atual quadro Legislativo?

A cada dia que passa, segundo minha visão, diminuem as possibilidades do PP continuar à frente da Casa Legislativa pois, sua vereadora, Cíntia Chesini já apresenta seu posicionamento contrário, tendo em vista, segundo ela mesmo já revelou, descontentamento com o Executivo e por entrar em conflito com o presidente Cássio Fachi.  

 

Portanto, seguindo os fatos, há indícios fortes que Cíntia Chesini não apoie candidato do PP, pois ela acena para o PMDB e PDT com o fim dela mesmo ser votada por eles e assumir a presidência em 2024 ou, ela apoiar um candidato ou candidata do PMDB e, talvez, até o próprio José Bortolini, do PDT, mesmo que essa possibilidade  seja mínima.

 

Eis os fatos, atendendo a todos aqueles que, pelos lugares que vou, indagam-me sobre o que ‘ anda acontecendo na Câmara de Vereadores’.

Eis as respostas.

Até o presente momento.

 

Lembrar que em Política, como me dizia o saudoso Léo Antonio Cisilotto, lá pelos anos 60:

- ‘ Em  política, meu filho, muitas vezes o  sim  é ‘ não ‘ e o  não  é o ‘ sim.‘

Noticias Recentes

Ver mais

Mais lidas

Ver mais
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.