Garibaldi - Luiz Henrique Fitarelli é o Embaixador do Turismo 2023

Reconhecimento foi entregue nesta segunda-feira (25)

26/09/2023 às 14:07

Escrito por: Benito Rosa, Site Conceito /   Fotos: Edemar Mealho 

Na oportunidade, o homenageado também foi presenteado com um sabre e um espumante, objetos-símbolo de Garibaldi.

Luiz Henrique Fitarelli é o Embaixador do Turismo 2023 de Garibaldi, RS
Luiz Henrique Fitarelli é o Embaixador do Turismo 2023 de Garibaldi, RS




Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo - celebrado em 27 de setembro - foi realizada a entrega do Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi 2023. O homenageado desta edição é Luiz Henrique Fitarelli, que recebeu o reconhecimento nesta segunda-feira (25), em evento realizada na Bodega Dei Frati.

A homenagem busca prestigiar personalidades, garibaldenses ou não, que atuam na promoção do turismo e das ações do município. Em todas as edições, são apresentados candidatos ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que escolhe quem receberá a placa comemorativa.

 

A secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach, falou da importância de Fitarelli na preservação da história da cidade. ‘Fitarelli é reconhecido por todo seu conhecimento e atuação no resgate cultural da nossa cidade. É uma honra estarmos homenageando essa figura tão importante para o nosso município’, destacou.  

 

A presidente do Comtur de Garibaldi, Aderlaine Cichelero, destacou a relevância de Fitarelli no cenário do turismo garibaldense. ‘O Conselho nos aproxima das histórias do município, das riquezas patrimoniais, culturais e naturais. É através dele que temos a possibilidade de acompanhar e sugerir as ações do turismo do município. Hoje parabenizo Luiz Henrique Fitarelli pelo título de Embaixador do Turismo e também agradeço por todo o trabalho e dedicação na preservação do patrimônio histórico de Garibaldi’, enfatizou.

 

Em seu pronunciamento, o prefeito Sérgio Chesini enfatizou a atuação de Fitarelli na preservação do patrimônio histórico do município. ‘Garibaldi se sente orgulhoso em poder anualmente fazer uma homenagem com o título de Embaixador do Turismo para pessoas que se destacam, que vivem e constroem o turismo em nosso município. Pessoas que projetam o nome de Garibaldi não só no Brasil, mas também no exterior, levando a nossa cultura. Fitarelli é exemplo de dedicação e de comprometimento em guardar a nossa história, a partir de objetos e instrumento dos nossos antepassados, e por ser um batalhador na preservação do histórico do município. Sinto orgulho em representar Garibaldi nessa homenagem’, ressaltou.

 

O homenageado da noite, Luiz Henrique Fitarelli salientou a honra em receber a homenagem. ‘O grande motivo da minha grande felicidade é fazer algo pela nossa cidade. Nascemos e nos criamos onde a história da imigração italiana é enraizada. Desde pequeno tive muita curiosidade e buscava ouvir as histórias dos imigrantes que aqui se instalaram. Algo que fazemos com prazer e com paixão, não é trabalho, é alegria. Essa homenagem não é pra mim, é para todos os nossos antepassados que construíram o município que hoje chamamos de lar’, pontuou.

Na oportunidade, o homenageado também foi presenteado com um sabre e um espumante, objetos-símbolo de Garibaldi.

 

O evento de entrega do Prêmio Embaixador/a do Turismo de Garibaldi é uma iniciativa da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

 

Sobre o Embaixador do Turismo 2023

Luiz Henrique Fitarelli iniciou aos 12 anos sua coleção com objetos pertencentes aos avôs Tercílio Accorsi e Pedro Fitarelli. Com o passar dos anos foi se direcionando para o tema da imigração italiana. Hoje o acervo possui mais de 10 mil itens, que deram origem ao Antiquário Villa Fitarelli e depois ao Parque Museu Etnográfico ‘Villa Fitarelli’ - conjunto temático da colonização italiana.

 

Enquanto gravava, em 2009, uma série de televisão dentro da Villa, o diretor Boca Migotto encontrou inspiração na história de Fitarelli surgindo assim a ideia do documentário ‘Pra Ficar na História’, de 2014. A produção leva Fitarelli para a Itália em busca das suas origens e discute a importância de se preservar a memória. Um mergulho no universo do sul do Brasil e do norte da Itália, espelhos de reflexos inexatos.

 

O local também serviu de inspiração para diversas produções cinematográficas, dentre filmes e novelas de época, como Decamerão A Comédia do sexo, Além do Tempo e Tempo de Amar, e os comerciais Uma Ponte para Noel, da Coca Cola, em 2015, e o Caçador de Estrelas, da Stella Artois em 2017.

 

Além disso, Fitarelli esteve participando do tema de preservação do Patrimônio Histórico de Garibaldi, que foi iniciado na gestão de Ambrósio Chesini e de Sérgio Chesini, e do memorial no Parque da Fenachamp.

 




 

FITARELLI E ESPOSA, O EMBAIXADOR DO TURISMO DE GARIBALDI 2023

Noticias Recentes

Ver mais

Mais lidas

Ver mais
Anúncio

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.