IBGE - População de Bento Gonçalves passa de 123 mil
Censo Demográfico não era realizado desde 2010
29/06/2023 às 10:15
Escrito por: Benito Rosa
Ainda, conforme o órgão, a pandemia da Covid-19 deve trazer efeitos populacionais que poderão ser contabilizados a partir do ano que vem

Bento Gonçalves chegou a marca de 123,09 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada nesta sexta-feira, 27, no Diário Oficial da União. Segundo o órgão, houve aumento de 1,08% na comparação com a população estimada em 2020, que era de 121.803 mil pessoas. A elevação fica acima da média nacional que é de 0,737%.
Apesar de ser uma estimativa, já que o Censo não é realizado desde 2010, os cálculos populacionais servem de base para o cálculo das cotas dos fundos de participação de Estados e municípios.
Segundo o IBGE, as populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.
Ainda, conforme o órgão, a pandemia da Covid-19 deve trazer efeitos populacionais que poderão ser contabilizados a partir do ano que vem. A expectativa do IBGE é de que em 2022, o Censo Demográfico trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções populacionais, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população em curto, médio e longo prazo.
Estimativa populacional da região
Dos 10 municípios da região analisados pela reportagem do Semanário, apenas três apresentaram redução populacional. Santa Tereza, Cotiporã e Monte Belo do Sul viram reduzir seu número de habitantes. Quem mais perdeu foi o município vizinho de Monte Belo do Sul, com queda de 0,63%, na comparação como ano passado.
Já Carlos Barbosa é a cidade que acumulou mais moradores novos entre 2020 e 2021, com alta de 1,21%.
Da região, Caxias do Sul segue sendo a maior cidade, com estimativa populacional de 523.716. O Rio Grande do Sul chegou a 11.466.630 habitantes, um aumento de 0,3% na comparação com o ano passado, quando o Estado tinha 11.422.973 pessoas.
Noticias Recentes
-
Garibaldi - Secretaria de Assistência Social promove curso de tortas e docinhos caseiros
-
Garibaldi: CIEE-RS altera dia de atendimento na Apeme
-
Saúde - Prefeitura de Garibaldi lança estratégia temporária de vacinação contra o HPV
-
Garibaldi - Andrei José Dresch assume a Secretaria de Administração
-
Esportes - Campeonato Municipal de Campo Veteranos de Garibaldi define confrontos das quartas de final
Mais lidas
-
1º
LUCIANO HANG,DA AVAN , APROVEITA O FERIADO PARA ACERTAR DETALHES DA NOVA LOJA EM GARIBALDI
-
2º
Poder Legislativo - Garibaldi - Tribuna Popular- Procon de Garibaldi investiga mais de 130 cobranças indevidas a aposentados
-
3º
TRÂNSITO - ACIDENTE COM ÔNIBUS DEIXA MAIS DE DEZ MORTOS EM IMIGRANTE
-
4º
Trânsito - Quatro acidentes de trânsito são verificados pela Região Nordeste do RS
-
5º
Trânsirto - Caminhão e automóvel se envolvem em acidente em Garibaldi


Eventos
-
Garibaldi - Secretaria de Agricultura e Pecuária disponibiliza mais de 30 máquinas para agricultores
-
Garibaldi sedia XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas
-
Região Rota dos Capitéis inaugura sinalização de roteiro regional da nova opção em turismo na Serra
-
Laços que unem - Comitiva Italiana visita Garibaldi e é recebida pelo prefeito Sérgio Chesini
